As
novas tecnologias estão inseridas no dia-a-dia das pessoas e nos seus diversos
campos de atuação. No cenário da educação elas exercem um papel importante, uma
vez que oferecem e possibilitam o uso de um leque de ferramentas por docentes e
discentes no processo de ensino-aprendizagem. Elas permitem que equipamentos
utilizados no cotidiano por nossos alunos, adquiram funções didático-pedagógicas
nas salas de aulas.
Diante
da crise vivenciada pela educação onde presenciamos “aulas tediosas e alunos
alienados”, as novas tecnologias aliadas a metodologias inovadoras e
interativas atraem a atenção dos alunos que estão envoltos em uma gama de
novidades eletrônicas e uma série de aplicativos que servem para mitigar a
lacuna deixada por metodologias tradicionais.
A
ciência geográfica pode se valer das novas tecnologias para o desenvolvimento
de várias atividades a partir da exploração dos conteúdos físicos e humanos nas
diversas séries de ensino, sobretudo, no ensino médio, pois os alunos possuem
um nível crítico mais elevado e habilidades mais desenvolvidas para o manuseio
das ferramentas ofertadas.
- Inovar
metodologias;
- Aproximar
do cotidiano dos alunos;
- Resgatar
o valor da educação;
- Permitir
o trabalho prático dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário